Sociedade

Linha Ferroviária do Algarve completamente eletrificada no final de 2020

Arquivo Global Imagens

O anúncio foi feito pelo ministro do Planeamento Pedro Marques que gostava também de ver uma ligação dessa linha ao aeroporto.

É um investimento de 45 milhões de euros. A linha ferroviária do Algarve deverá estar completamente eletrificada daqui a três anos, no final de 2020.

O anúncio foi feito esta sexta-feira em Portimão, pelo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, antecipando em um ano a data de conclusão da obra. São 102 quilómetros de linha que falta eletrificar entre Tunes e Lagos e entre Faro e Vila Real de Santo António.

Nesta altura a linha do Algarve está obsoleta e quem viaja em toda a sua extensão, desde Lagos até Vila Real de Santo António, demora mais de 3 horas.

A presidente da Câmara de Lagos, a cidade que fica no fim da linha, disse que esta era uma notícia aguardada há muito."Há obras no Minho, no Douro e nós nas últimas décadas perdemos o comboio", disse.

Durante a apresentação do projeto de eletrificação da linha ferroviária do Algarve o ministro Pedro Marques admitiu que gostava também de ver uma ligação desta linha ao aeroporto. No entanto, esse projeto está dependente de estudos de impacto ambiental, visto que o aeroporto se situa na área da Ria Formosa.