Desporto

Morreu Amândio de Carvalho, antigo vice-presidente da FPF

Amândio de Carvalho em 2011 no treino da seleção AA Arquivo Global Imagens

Foi um dos mais duradouros dirigente do futebol português, ao nível associativo. Amândio de Carvalho morreu hoje aos 79 anos.

O ex-dirigente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da Associação de Futebol de Setúbal Amândio de Carvalho, que morreu esta sexta-feira, aos 79 anos, dedicou a sua vida fundamentalmente ao movimento associativo e em particular ao futebol.

Nascido a 10 de março de 1937, no Montijo, Amândio de Carvalho, que morreu vítima de doença prolongada, foi vice-presidente da FPF, entre 1983 e 1986 e, depois, entre 1998 e dezembro de 2011.

O presidente da FPF, Fernando Gomes, expressou já as suas condolências: "Em meu nome e em nome da Federação Portuguesa de Futebol gostaria de expressar o meu voto de profundo pesar pela morte de Amândio de Carvalho. A sua competência profissional e capacidade de liderança deixaram marcas positivas na FPF e contribuíram para engrandecer o futebol português. Pessoa de cortesia ímpar, Amândio de Carvalho deixa igualmente ao país um enorme legado de simpatia, seriedade e honradez."

Eleito vice-presidente da AF Setúbal, em 1970, Amândio de Carvalho foi secretário-geral e responsável pelo futebol juvenil, numa primeira passagem que se prolongou até 1983, altura em que assumiu funções como vice-presidente da direção da FPF, presidida então por Silva Resende.

Amândio de Carvalho foi o responsável pelas seleções que participaram no Europeu1984, em França, no Mundial1986, no México, no Europeu2008, que foi organizado conjuntamente pela Áustria e pela Suíça, e no Mundial2010, na África do Sul.

Em 1989, regressou à AF Setúbal, como secretário-geral e, dois anos depois, foi eleito presidente, mantendo esse cargo até 1998, altura em que retornou à FPF como vice-presidente administrativo, na direção presidida por Gilberto Madaíl. Manteve-se em funções até dezembro de 2011.

A 06 de setembro de 2011 foi agraciado com o Grau de Comendador da Ordem de D. Henrique pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Amândio de Carvalho foi praticante de ténis de mesa, basquetebol e futebol. Chegou a integrar a seleção de juniores de futebol da Associação de Setúbal. Em 1958, tirou o curso de treinador de futebol. Profissionalmente, e depois de ter tirado o Curso Industrial, foi professor no Montijo.