Sociedade

Assédio nos países do sul é visto como um cumprimento, diz comissária europeia

Vera Jourova Domenic Aquilina/EPA

A frase foi proferida pela Comissária Europeia para a Igualdade numa conferência sobre igualdade do género e indignou a eurodeputada portuguesa Liliana Rodrigues

O caso é denunciado na TSF pela eurodeputada socialista Liliana Rodrigues que se sentiu insultada depois de ouvir a comissária para a Justiça, Consumidores e Igualdade dizer que enquanto na Suécia o assédio é considerado perseguição, nos países do sul é entendido como um cumprimento.

A frase foi proferida numa conferência sobre Igualdade de Género que está a decorrer em La Valleta, Malta.

A eurodeputada do PS, a única eurodeputada do sul da Europa presente na sala, pediu à Comissária Vera Jourova que se retratasse, o que acabou por não acontecer.

Em vez disso, as explicações foram dadas pela conselheira de Vera Jourova que disse a Liliana Rodrigues que era apenas um mal-entendido porque a Comissária estava a referir-se ao antigamente, à tradição e à cultura.

Argumentos que, para a socialista, não fazem sentido até porque os políticos como a Comissária Europeia devem ter maior responsabilidade no que dizem publicamente. Liliana Rodrigues, nestas declarações à TSF, desabafa que, com este tipo de declaração, Vera Jourova até parece que está a defender os criminosos.