Sociedade

Atrasos e supressão de ligações dominam queixas contra transportes

Sara Matos/Global Imagens

Transportes rodoviários são os principais alvos de queixa. Mas Metro, sobretudo o de Lisboa, também levanta vários problemas aos utentes.

A associação de consumidores Deco recebeu quase 3 mil queixas por mau serviço nos transportes públicos. É este o balanço de um ano de uma nova plataforma da Deco só para este setor, com a maior parte das queixas a irem para os atrasos (734), seguida da diminuição ou supressão de linhas, horários ou percursos (561).

A terceira queixa mais comum passa por casos de falta de higiene ou conforto (556), seguida de problemas com os títulos de transporte (193), cancelamentos (183) e alteração de horários (168).

Das quase 3 mil queixas num ano, dois terços chegaram da Área Metropolitana de Lisboa, algo que a Deco associa à diminuição dos serviços prestados nos últimos anos, além da falta de pessoal e meios.

Finalmente, destaque para os transportes rodoviários, sobretudo a Carris, que foram alvo de 59% das queixas dos consumidores.