Segurança

Não há um risco maior de terrorismo islâmico em Portugal

Foto de arquivo Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

O alerta consta no Relatório de Segurança Interna, mas o presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade e Terrorismo acredita que não há um risco acrescido do terrorismo islâmico em Portugal.

O Diário de Notícias escreve na edição desta sexta-feira que o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), relativo ao ano passado, aponta para um aumento do risco da ameaça terrorista, não tanto pela probabilidade maior de atentados, mas pelo apoio a células terroristas a operar no estrangeiro.

O RASI realça que os "indícios" de risco detetados em território nacional não estão "diretamente relacionados com o planeamento e execução de atentados em Portugal, mas sim com o apoio às estruturas terroristas a operar no exterior, em particular na Europa e na região sírío-iraquiana".

Em declarações à TSF, presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade e Terrorismo (OSCOT) garante que não há um risco maior de terrorismo islâmico em Portugal. António Nunes acredita que Portugal pode funcionar mais como um local "para a preparação e reflexão do que propriamente em termos de materialização dos atos".

António Nunes diz que o risco de radicalização existe, mas não representa uma ameaça nova na sociedade portuguesa. "A radicalização é um dos principais fatores, de que temos vindo a falar, que tem de ser combatido desde a sua origem. Portugal nas suas comunidades islâmicas tem uma integração muito forte na sociedade, portanto essa não será certamente um problema", explica.

No entanto, António Nunes sublinha que "não quer dizer que não apareçam casos isolados de pessoas que não estejam integradas nessas comunidades que possam ter atos de radicalização. É preciso estarmos atentos e isso sim é um risco para Portugal como para qualquer país da Europa".

O Relatório Anual de Segurança Interna vai ser entregue hoje na Assembleia da República, depois de ter sido analisado ontem pelo Conselho Superior de Segurança Interna.