Ciência e tecnologia

Project Scorpio: A próxima Xbox

Windows Central/DR

Hoje é a Sony quem lidera o campeonato da consola mais poderosa. É certo que não é só o músculo que determina qual é a melhor consola. Há mais a considerar, mas ser a mais rápida é bem importante.

Atualmente é a PS4 Pro que está a frente, mas tudo indica que antes do Natal a consola da Sony vai ser ultrapassada. Basta que a Microsoft cumpra tudo aquilo que desvendou há menos de 24 horas e que não se atrase.

Foi na quinta-feira que o mundo ficou a conhecer muito daquilo que importa saber acerca da próxima Xbox da Microsoft. A marca norte-americana convidou um jornalista especializado em desempenhos e fabricação de consolas para conhecer em exclusivo as entranhas do equipamento e Richard Leadbetter, do site Digital Foundry, não ficou desiludido.

Todos os termos que usa são demasiado técnicos para esta hora do dia, por isso fica apenas a impressão geral. Ele não tem dúvidas que vai ser a consola mais poderosa do mercado.

A próxima Xbox para já apenas tem um nome de código, Project Scorpio e, segundo o jornalista, tem uma capacidade de processamento gráfico de seis Teraflops. É fazer as contas. Trata-se de um número 4,5 vezes superior ao da atual Xbox One e 1,4 vezes mais do que a rival PS4 Pro da Sony.

O vídeo publicado na quinta-feira pelo Digital Foundry tem muita informação interessante, mas não responde a questões importantes: por exemplo, quanto é que vai custar? Também não mostra o aspeto exterior do equipamento e nada revela sobre como é que se vai comportar relativamente à realidade virtual. Respostas a estas incógnitas, talvez mais daqui a uns meses.