Mundo

Portugueses não têm razão para ter uma "autoestima pequena"

O Presidente da República de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa espreita na porta "do não retorno" durante uma visita à Casa dos Escravos (entreposto para a América) na ilha de Gorée Senegal António Contrim/Lusa

De visita ao Senegal, o presidente da República lembrou que Portugal não tem inimigos e que mesmo os que gostam menos são parceiros e cúmplices do país.

Marcelo Rebelo de Sousa diz que os portugueses não têm razão para ter uma "autoestima pequena".

Numa conversa com os jornalistas à hora de almoço, de partida da Ilha de Gorée, no Senegal, onde termina hoje a visita de Estado, o Presidente da República defendeu que em todo o mundo há admiração por Portugal.

"Os portugueses são admirados em todo o mundo, não têm anticorpos. Não há ninguém que seja inimigo de Portugal. Há quem seja muito amigo e há que não seja muito amigo mas que seja um parceiro, cúmplice em relação a Portugal. (...) é um trunfo na política internacional", disse o Chefe de Estado.

O Presidente da República disse ainda que, durante as visitas de Estado ao Senegal e Cabo Verde, percebeu que há muitos países interessados em estabelecer parcerias com Portugal e os portugueses. "Temos uma plataforma diplomática única", diz Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República termina, esta quinta-feira, a visita de dois dias ao Senegal. Durante a manhã, visitou a Ilha de Gorée, onde os portugueses chegaram no século XV. Durante a tarde estão previstas visitas à Assembleia Nacional e um encontro com os estudantes e professores de português.

TSF