Desporto

Benfica vence Marítimo e segura liderança do campeonato

O Benfica garantiu esta sexta-feira a manutenção da liderança no final da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Marítimo, por 3-0.

Um golo de Luís Martins na própria baliza abriu este sábado caminho para o triunfo do Benfica sobre o Marítimo, antes de Jonas consolidar a liderança benfiquista (3-0), na 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

O antigo lateral esquerdo da formação 'encarnada', que chegou a ser lançado por Jorge Jesus num encontro da Liga dos Campeões, abriu o marcador, aos 34 minutos, 'desbloqueando' um jogo que não estava a correr de feição aos tricampeões.

Ato contínuo, Jonas dilatou o marcador, aos 36, e anotou mais um, aos 45+1, confirmando a vitória perante o adversário que tinha imposto ao Benfica o primeiro desaire na prova, em dezembro do ano passado.

Os dois 'golpes' sofridos no espaço de dois minutos praticamente acabaram com as aspirações do Marítimo, que, talvez demasiado formatado para não sofrer, não teve capacidade para reagir e só não sofreu o terceiro logo de seguida porque Mitroglou falhou um golo quase certo.

Na conferência de imprensa após o jogo, o treinador do Marítimo, Daniel Ramos admitiu que a estratégia para o jogo com os encarnados "acabou por não resultar" mas salientou uma prestação positiva da equipa.

Já Rui Vitória considerou que o Benfica podia ter vencido por mais golos mas lembrou que enfrentaram "o sexto classificado e que tem feito uma recuperação muito boa".

Questionado sobre se o encontro com o Sporting, no dia 22 de abril, é um jogo decisivo, Rui Vitória respondeu: "Nunca sabemos num campeonato qual o jogo que o define. Nunca se pode arranjar um padrão. Estamos preparados para tudo e para todos os jogos. Agora vamos descansar, passar a Páscoa com as nossas famílias, analisar este jogo e depois preparar o próximo".

Em vésperas de disputar o dérbi com o Sporting, a formação da Luz assegurou a manutenção do primeiro lugar, agora com mais quatro pontos que o FC Porto, que no sábado visita o Sporting de Braga.

O Marítimo mantém a sexta posição, que deverá dar acesso à Liga Europa, com 44 pontos, mais cinco do que o Rio Ave, que joga com o lanterna-vermelha Tondela.