Sporting de Braga e FC Porto empataram hoje 1-1, na 29.ª jornada da I Liga de futebol, num jogo em que os minhotos ainda desperdiçaram uma grande penalidade quando estavam a ganhar por 1-0.
O Braga inaugurou o marcador bem cedo (06 minutos), com Pedro Santos a dar a melhor sequência a um bom trabalho de Cartabia na direita, mas os 'dragões' chegariam ao empate na segunda parte, por Soares, também de cabeça, após canto de Alex Teles (62).
O FC Porto, que vê o Benfica fugir e 'cavar' um fosso de três pontos, fez uma boa segunda parte, mas no primeiro tempo esteve vários 'furos' abaixo do que se esperaria, ao contrário do Sporting de Braga, que cai para quinto lugar por troca com o Vitória de Guimarães.
Nos descontos da primeira parte, aos 45+3 minutos, com o resultado em 1-0, o Braga desperdiçou uma grande penalidade: Pedro Santos atirou ao poste direito, num lance que podia ter ditado outro jogo na segunda parte.
O treinador do Sporting de Braga, Jorge Simão, apresentou o 'onze' já esperado, com Matheus na baliza em vez do lesionado Marafona e Pedro Santos de regresso, mas falhou a previsão de Corona ser titular no FC Porto.
Nuno Espírito Santo manteve André Silva e Soares na frente de ataque e fez apenas regressar Marcano, após castigo, ao eixo defensivo.
Neste jogo, nota ainda para a expulsão de Brahimi, que estava no banco de suplentes depois de ter sido substituído, na sequência de protestos do banco portista por uma alegada grande penalidade sobre Soares (89).
No final do jogo, o treinador do Braga, Jorge Simão, salientou a primeira parte do jogo, considerando que os arsenalistas foram melhores que os dragões. Não faltou também referência à grande penalidade falhada.
Pelo FC Porto, Nuno Espírito Santo admitiu que a equipa "entrou mal no jogo".
Sobre a luta pelo título, o treinador dos azuis e brancos foi claro: "Estamos na luta! Não acabou! Há muitos pontos em disputa (...) temos de estar sempre conscientes do nosso trabalho, cumprir os objetivos dos jogos, vencê-los. Vai ser uma luta até ao último dia".
Com este resultado, os 'azuis e brancos' passaram a contar 68 pontos, contra 71 do Benfica, enquanto o Sporting de Braga caiu para o quinto lugar, com 51, a dois do Vitória de Guimarães. O Sporting é terceiro, com 63.