Ciência e tecnologia

2017: O ano em que Apple deixou de ter os melhores portáteis

Kim Kyung Hoon/Reuters

Que as coisas não vão bem para os lados dos computadores da Apple, que a marca parece ter esquecido tanto os pc como os portáteis, isso é mais ou menos ponto assente entre a comunidade informática.

A revista Laptop vem deixar isso ainda mais claro. Até hoje, e desde 2010, o índice de melhores fabricantes de portáteis só tinha conhecido um líder. Seis anos sempre na frente: Apple. Tudo o resto era o melhor dos últimos. Até que chegou 2017 e a paciência dos geeks esgotou-se.

A Laptop acaba de atualizar o seu índice de melhores e piores marcas de portáteis em 2017 e a Apple cai de um quase eterno primeiro lugar para um nada honroso quinto, empatada com a Acer.

A revista explica: Com a pontuação nas análises a ser modesta, com os preços elevados e com a falta de portas USB normais, a marca da maçã só podia dar este trambolhão.

Quem fica a ganhar é a Acer, que sobe do oitavo para o quinto lugar, e a HP, que está em quarto.

O pódio das melhores marcas para portáteis é agora composto pela Dell, Asus, que é a segunda melhor, e pela chinesa Lenovo, que sobe de quarto para o topo da tabela.

A revista sublinha que esta marca teve ao longo do ano muitos portáteis com boas pontuação nas análises e que incluem tecnologias inovadoras. O cada vez melhor apoio ao cliente também foi responsável por esta subida meteórica da Lenovo.