Economia

CFP considera plausível previsão de crescimento de 1,8% para este ano

António Pedro Santos/Lusa

No entanto, no parecer que emitiu esta terça-feira, o Conselho de Finanças Públicas considera arriscado o cenário macro do governo no médio prazo.

O Conselho de Finanças Públicas considera que a previsão de crescimento de 1,8% em 2017 apresentada pelo governo no Programa de Estabilidade 2017-2021 "afigura-se plausível", mas alerta que há riscos para a composição do crescimento nos anos seguintes.

Na opinião do Conselho de Finanças Públicas, as previsões inscritas no plano de estabilidade para 2017 afiguram-se como prováveis, tendo em conta a informação disponível, e que a previsão oficial para o consumo privado pode até ser considerada prudente.

Apesar da opinião favorável para 2017, o CFP alerta que há riscos para o período de 2018 a 2021, em particular para a composição do crescimento.

Nuno Serra Fernandes