Ciência e tecnologia

A nova vida do Google Earth

Reuters

A Google mostrou na terça-feira novidades relativas ao Earth, o programa que há uns anos espantou meio mundo pela simplicidade com que nos permitia viajar por todos os quadrantes do globo.

De então para cá foi sempre a melhorar. Mais definição nas imagens de satélite, mais informação disponível e mais funções.

Hoje, uma das principais novidades é que esse programa acabou. A aplicação Google Earth para os computadores foi arrumada para um canto.

No entanto, a hipótese de espanto perante o mundo não desapareceu. O programa foi transformado em site: earth.google.com e ganhou novas funções. A Google diz que os seus funcionários tiveram dois anos a trabalhar nesta nova fase do Earth.

Há zonas específicas que podem ser apreciadas em 3D, pode-se clicar num botão, ir parar a um qualquer lugar no mundo e aprender-se mais qualquer coisa sobre ele. Há vídeos e até visitas guiadas.

Estas podem ser organizadas por cientistas, como Jane Goodall, especialista em primatas. Aqui a visita é no Parque Nacional de Gombe, na Tanzânia, mas há mais por onde escolher. No total, atualmente, são mais de 50 as visitas guiadas disponíveis e a Google diz que esse número vai crescer.

Relacionado com estas viagens há os itinerários que no fundo são uma espécie de pontos de interesse, locais a não perder, por exemplo, numa cidade.

Os internautas encontram ainda um botão "sinto-me com sorte" para quando não se sabem para onde ir. O site leva-nos a um local pouco explorado ou inesperado e apresenta informação sobre esse sítio.

Está tudo aqui.