artes

Salamanca é Capital Europeia da Cultura 2002

Escolhida para ser Capital Europeia da Cultura em 2002, a cidade medieval espanhola de Salamanca propõe, ao longo do ano, 123 representações de teatro, dança e ópera, cem concertos e 52 exposições.

Situada a duas horas de Madrid e de Portugal, na província de Castilha e Leão, a vila de Salamanca dispõe de um conjunto arquitectónico herdeiro da universidade, fundada no século XIII, e que à semelhança de Paris, Bolonha e Oxford é um dos quatro pilares do saber da Europa medieval.

Actualmente, mais de 50 mil estudantes espanhóis e estrangeiros preenchem todos os anos as salas de aula das universidades de Salamanca e sustentam a herança cultural da cidade.

Segundo o coordenador da programação da próxima Capital Europeia da Cultura, Alberto Martín, o programa vai ser construído sobre dois temas:«Salamanca cidade de saberes e reencontros» e «Cidade de Reflexão».

«Salamanca 2002» propõe música barroca e ritmos modernos, teatro, arte contemporânea e igualmente uma exposição da obra do escultor Rodin e ainda trabalhos de grandes fotógrafos mundiais.

Um dos eventos mais marcantes será a presença de Jordi Savall que vai dirigir «Orpheu» de Claudio Monteverdi. O artista catalão vai apresentar ainda, em estreia mundial, um recital em que o tema central será o teatro musical do Século D'Ouro Espanhol.

Salamanca divide o título de capital Europeia da Cultura em 2002 com Bruges, na Bélgica, e é a terceira cidade espanhola a deter o título após Madrid e Santiago de Compostela.

Redação