artes

Festival de Gastronomia acontece até 3 de Novembro

O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém está a decorrer até ao dia 3 de Novembro, na Casa do Campino. Guarda sabores, cheiros e cantares para o visitante que queira passar por lá.

O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém está a decorrer desde 15 de Outubro até ao dia 3 de Novembro, na Casa do Campino.

Paralelamente ao evento vão decorrer várias iniciativas dedicadas à Festa Brava promovidas pela autarquia escalabitana.

Santarém vai retomar as suas festas com toiros na rua, com o objectivo de relembrar tradições e conduzir o futuro aos comportamentos e práticas próprias do Ribatejo, realizando-se, assim, de 21 a 25 de Outubro a Semana da Cultura Taurina, com colóquios sobre touros numa perspectiva histórica, cultural e recreativa.

Mas é à volta de um copo e de um petisco, vindos das várias regiões do país e ilhas, que se pode encontrar, para além dos sabores e dos cheiros, os mais diversos e inesperados amigos.

Um Canário ao desafio

Quem passa pelo Festival Gastronómico de Santarém, não passa, sem lá voltar. Detenha-se por lá, será uma viagem cheia de surpresas, e nunca se sabe se poderá encontrar Augusto Canário que canta sozinho ou acompanhado em improvisos hilariantes.

Como o seu estômago não é virtual passe pela região do Minho, que no dia 26 estará em destaque, e ouça o «Canário & Amigos».

Augusto Canário, cantador há cerca de vinte anos, dezassete dos quais como elemento do Grupo Cantares do Minho, de Viana do Castelo, tem espalhado por Portugal e até pelo mundo a sua forma «sui generis» de cantar.

O «cantador por paixão» tem a simplicidade e a perspicácia de em alguns segundos elaborar quadras educadas e mordazes adequadas a cada situação e ao público que o escuta.

Ao som da sua concertina e da dos seus «Amigos do Grupo Viragota»,o tocador tem a capacidade de juntar gentes e fazer uma festa com música popular em minutos, com muita alegria e animação. Imperdível, não deixe de passar por lá.

Redação