artes

Descobertas seis esculturas da época romana

Foram descobertas seis esculturas em mármore da época romana no concelho de Alandroal, junto ao local onde se ergueu o Santuário Romano do Endovélico (séculos I-IV), afirmou, sexta-feira, um responsável pela investigação.

Há um mês que os arqueólogos investigavam a zona junto à Igreja de São Miguel da Mota e por fim a busca foi frutífera. As seis esculturas em bom estado de conservação surgiram aos olhos de Amílcar Guerra o arqueólogo responsável pelas escavações.

«É um valor um pouco fora do comum porque a escultura portuguesa romana actualmente existente é pouco numerosa, e por essa razão o conjunto de seis esculturas representa sempre um acréscimo significativo àquilo que se conhece», explicou Amílcar Guerra.

«É um dos achados mais importantes das últimas décadas», considerou.

As esculturas foram retiradas das fundações da igreja de São Miguel da Mota, da qual existem, hoje, apenas vestígios, que estava situada junto ao santuário romano.

Amílcar Guerra afirma que com esta descoberta inicia-se uma outra investigação: saber o que representam as esculturas.

«Não sabemos exactamente o que elas representam em concreto, correspondem por vezes a modelos já conhecidos como a oferta de uvas, correspondem talvez a representações standardtizadas com gado e coisas desse género, uma figura feminina, mas não sabemos, ainda, por falta de estudo», afirmou.

Com esta descoberta fica, agora, mais completo o trabalho elaborado por Leite Vasconcelos, um dos pioneiros da arqueologia em Portugal.

As escavações, que terminam, sexta-feira, são da responsabilidade da Universidade Clássica de Lisboa e Instituto Arqueológico Alemão com o apoio da Câmara Municipal de Alandroal.

Redação