O domingo é mesmo para descansar, mas as propostas para sábado chegam bem para fazer desse dia uma animação, com música, dança e o lançamento de um livro de contos.
Recital de Marimba
A marimba é um dos instrumentos de percussão com mais expressão na actualidade. O Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, acolhe neste sábado às 18:00 um concerto comentado, em torno da literatura sobre este instrumento, interpretado por um dos virtuosos da marimba, Jean-François Lézé (na foto).
Na primeira parte do recital, com comentários do próprio executante, será possível ouvir uma adaptação da «Primeira Suite para violoncelo solo», de Bach, e na segunda parte mais três obras, uma delas da autoria do próprio Jean-François Lézé e as outras duas oriundas da composição contemporânea japonesa.
O programa é cativante e abrangente e permite fazer uma ideia da postura filosófica do intérprete, que se baseia na relação entre o Homem e o espaço-tempo.
Diva Latina
Susana Baca nasceu num bairro piscatório dos arredores da capital do Peru, Lima, e cresceu rodeada pela música afro-peruana. O seu talento cedo se evidenciou, não só por cantar e dançar música folk mas também por manifestar um grande interesse pela cultura do seu país. No ano passado foi a vencedora do Grammy latino para o melhor disco folk e neste sábado, às 22:00, sobe ao palco do Teatro Sá da Bandeira, no Porto.
Tristes europeus
Várias pessoas de várias europas encontram-se em Viseu, transportando nos corpos que falam realidades que no exílio se diluíram ou se reafirmaram. Todas sofrem de claustrofobia e de asma crónica e só a competência em se esquecerem de si próprios, fundindo-se em seres universais capazes de compreender tudo, pode trazer-lhes alívio. Este é o tema de «Tristes Europeus, Juissez Sans Entraves», que a Companhia Paulo Ribeiro e Danças Ocultas interpreta neste sábado, às 21:00, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Trio Mocotó
O Trio Mocotó está em Portugal para mostrar que o samba está vivo.Este projecto teve início nos anos sessenta, nascido do convívio musical na boìte paulistana O Jogral, e pratica um som onde se misturam rock, soul e samba com muita energia e boas vibrações.
Os precursores daquilo a que veio a chamar-se samba rock estiveram ausentes durante mais de vinte anos, mas agora João Paraíba, Luiz Carlos Fritz e Nereu Gargalo reuniram-se, gravaram um novo trabalho e neste sábado estão em Portugal para apresentá-lo ao público do Paradise Garage, em Lisboa, a partir das 21:30.
Jazz com alma
Nesta formação cada instrumento conhece o seu lugar e o seu tempo certos e há muito que já se familiarizou com os outros e com a voz de Mónica Ferraz. O projecto Jazz Com Alma, constituído pelo piano de Aurelian Martin, pelo trombone de Paulo Perfeito, pelo baixo de António Ferro e pela bateria de Paleka, para além da voz da intérprete, apresenta-se nesta sexta-feira e neste sábado, a partir das 24:00, no B Flat Jazz Clube de Matosinhos.
Ficções
Rui Luís Pereira (guitarras), Guto Lucena (saxs), Ruben Alves (piano), Massimo Cavalli (contrabaixo) e Carlos Miguel (bateria) reuniram-se para apresentar o projecto «Ficções» nesta noite de sábado no Hot Clube de Portugal, no nº 39 da Praça da Alegria, em Lisboa.
Ver Moçambique
Música tradicional moçambicana com fusão de percussão latina e saxofone é a proposta da Livraria Ler Devagar. Neste sábado, a partir das 22:30, Genitho Rasta (timbila, mbira e bangwe), Mark Sax (saxofone) e Paulo Morais (percussão) apresentam o projecto «Ver Moçambique» na livraria do Bairro Alto, em Lisboa.
Novas páginas
A autora Vanda Azuaga lança a sua obra «Gosto Muito de Senhoras Assim» neste sábado às 16:00, no Rotary Club da Senhora da Hora. Amigos, alunos, antigos professores e a filha da autora estão encarregados da apresentação de Vanda Azuaga e da sua obra, enquanto Ângelo Rodrigues fará uma pequena reflexão sobre o livro.