artes

Um piano fala de Jesus

O pianista francês Michel Béroff abre nesta terça-feira um ciclo de cinco concertos que a Gulbenkian dedica ao compositor Olivier Messiaen, quando se assinalam dez anos sobre a sua morte.

O Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian vai ouvir, pelas 19:00 desta terça-feira, «Vinte Olhares Sobre Jesus, uma das mais importantes composições para piano do século XX.

Michel Béroff, actualmente um dos melhores intérpretes de Messiaen, executará as 20 peças de diferentes durações dedicadas ao nascimento de Cristo, que foram pela primeira vez apresentadas publicamente em 1945, em Paris, pela esposa do próprio compositor.

Além da temática religiosa, Messiaen produziu também obras baseadas nas melodias dos pássaros, entre elas « Réveil des Oiseaux» e «Oiseaux Exotiques».

Olivier Messiaen nasceu em Avignon, França, foi organista da Igreja da Trindade e leccionou no Conservatório de Paris. Morreu no dia 27 de Abril de 1992.

O próximo concerto deste ciclo terá lugar a 6 de Abril no coliseu dos Recreios, com a comparência do Coro e Orquestra Sinfónica da Rádio do Sudoeste da Alemanha.

Redação