«Uma iniciativa inédita em Portugal» é como os organizadores classificam o «R!R - Festival Internacional de Humor de Lisboa», que se realiza entre 6 e 9 de Dezembro.
«Será a mais completa mostra anual de artes dedicadas ao humor em Portugal», segundo os organizadores, explicando que «o Festival pretende ainda funcionar como espaço de referência quanto à divulgação e homenagem de grandes criadores de humor, nacionais e internacionais».
Com apresentações simultâneas no Cinema São Jorge, Teatro Tivoli e ruas circundantes aos dois espaços, desde o Marquês de Pombal, passando por toda a Avenida da Liberdade, o Festival pretende abarcar as diversas áreas em que o humor se manifesta: cinema, rádio, teatro, televisão, música, animação de rua, banda desenhada, cartoon e literatura.
No âmbito do Festival «R!R», haverá também reflexão sobre o papel do humor, com debates moderados por Júlia Pinheiro sobre temas como «Humor como contrapoder», «A biologia do riso», «Humor, sexo e pecado» e «Os criadores do riso».
«O humor torna-se hoje um instrumento vital de sobrevivência saudável perante os cenários de crise e adversidades com que somos permanentemente bombardeados», disse Luísa Sousa Otto, responsável pelo projecto «R!R» e directora-geral da Comed'In, promotora do Festival.
Nos quatro dias em que decorrerá, o «R!R» será mesmo para... rir, já que está previsto contar com a participação de destacados nomes do espectáculo humorístico, como Herman José e Nicolau Breyner, figuras indissociáveis do humor ao longo dos 45 anos da televisão em Portugal.
O actor Raúl Solnado será homenageado durante o Festival, pelo muito que tem feito «R!R» o povo português ao longo de 50 anos de vida artística, recentemente assinalados. Fazendo jus à designação de «Internacional», o Festival contará também com a presença de humoristas estrangeiros e apresentará em antestreia um filme de Woody Allen.
O «R!R» - Festival Internacional de Humor de Lisboa» tem o patrocínio da Compal e a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa.