artes

O adeus de Yves Saint Laurent

Foram mais de 40 anos a tornar a mulher mais bonita e especial. Yves Saint Laurent, nome incontornável e incansável da alta costura, despede-se de vez do mundo da moda.

Depois de 41 anos a vestir a mulher com criações exuberantes, a casa Yves Saint Laurent prepara-se para fechar as suas portas. O costureiro que deu nome à casa, despede-se de vez da alta costura.

A casa Saint Laurent vive, desde quarta-feira, a aproximação da despedida. O «início do fim» começou ontem, durante uma pequena cerimónia no primeiro andar do edifício, onde o estilista costumava dar forma às criações que povoavam o seu imaginário e onde anunciou, no dia 7 de Janeiro deste ano, a sua intenção de abandonar o mundo da moda.

Na cerimónia, à qual assistiram a maior parte dos funcionários, os dois fundadores da casa, Pierre Bergé e Yves Saint Laurent, manifestaram a sua gratidão para com todos os que ajudaram a construir a obra da casa. Para a semana, o pessoal deverá receber as cartas de dispensa.

Todo o espólio que constitui a história da marca, desenhos, fotografias, vestidos, serão transferidos para a Fundação Yves Saint Laurent. A casa vai continuar aberta, até 31 de Dezembro, apenas com alguns funcionários da área administrativa.

Redação