artes

Vídeo-ópera de Steve Reich no CCB

O Grande Auditório do CCB recebe, este fim-de-semana, uma vídeo-ópera digital. O espectáculo passa em revista acontecimentos históricos como a queda do Zeppelin Hindenburg, os testes atómicos no atol de Bikini e a clonagem da ovelha Dolly.

O CCB recebe, dias 2 e 3 de Novembro, um espectáculo no mínimo original: uma vídeo-ópera digital.

O espectáculo pode ser definido como uma mescla de teatro musicado, onde imperam imagens de arquivos históricos, cinematográficos e fotográficos, com recortes de jornal, sons radiofónicos e entrevistas em vídeo.

Baseado em acontecimentos históricos que marcaram o século XX, o espectáculo propõe uma reflexão sobre o século que passou e a influência da tecnologia na evolução humana.

Assim, o público pode rever imagens da queda do Zeppelin Hidenburg, em 1937, os ensaios nucleares efectuados pela marinha norte-americana no atol de Bikini, em 1947, e a clonagem da ovelha Dolly, em 1997.

A música da vídeo-ópera é da autoria de Steve Reich (na foto) e a selecção de vídeos ficou a cargo de Beryl Korot, com interpretação de Ensemble Modern & Synergy Vocals.

«Three Tales» é fruto de uma investigação de Reich no campo das melodias de discurso, sendo esta a segunda colaboração com Korot, depois de «The Cave» (1989 - 1993).

«Three Tales» é resultado de uma encomenda de várias instituições culturais, europeias e norte-americanas, entre as quais está o próprio CCB. É uma obra que, para além dos acontecimentos descritos, é pautada por citações bíblicas extraídas do Zohar e do Livro do Génesis, que acabam por questionar o sentido do progresso e da evolução tecnológica.

Steve Reich à descoberta do audiovisual

Nascido em Nova Iorque em 1936, Steve Reich formou-se em Filosofia pela Universidade de Cornell. De seguida estudou jazz com Hal Overton e passou pela Juilliard School of Music.

Em 1961 foi viver para São Francisco e frequentou o San Francisco Tape Music Center, onde começou as suas primeiras experiências com música electrónica e fita magnética. Datam dessa altura obras como «It's Gonna Rain» e «Come Out».

Em 1970 estudou na Universidade do Ghana, em Accra, resultando daí «Drumming», a primeira composição que lhe proporcionou inúmeras encomendas para novas composições.

No seu repertório está também a primeira colaboração com Beryl Korot, «The Cave», sendo esse o marco que dita o início das composições audiovisuais no trabalho de Reich.

Redação