artes

Pintura e desenho de Daniel Nave

Uma exposição de pintura e desenho do artista plástico Daniel Nave vai estar em exibição, a partir de dia 9, na Galeria de Arte São Bento. Durante um mês será possível apreciar a «transparência» e a «força de comunicação» das suas obras.

Muita coisa pode definir a obra de Daniel Nave. «Estrutura de base simples», que dá a «ideia de forma impossível», «linhas subtis», «volumes desenhados» mas no texto introdutório do catálogo, Dante de Macedo optou por realçar a «força de comunicação» das pinturas do artista.

«Será no todo acumulativo da tela que o conjunto assume toda a sua força de comunicação», lê-se. «A estrutura da base é simples, orientando-nos para uma ideia de forma impossível. Nessa base (...) superfícies de antigos frescos, nas quais repousam formas, volumes e apontamentos desenhados e cristais de uma transparência, ora assumida, ora delineada».

É assim que Dante de Macedo vê as pinturas do autor. Já relativo ao desenho, Dante de Macedo escreve que «é possível ler toda a base projectual em linhas duras e fortes, em que se visualiza o desenvolvimento de uma ou mais manchas e se interliga o desenho e a pintura».

A obra vai estar exposta, a partir de dia 9 de Novembro, na Galeria Arte São Bento. A exposição poderá ser vista de segunda a sexta-feira, das 11:00 às 13:00 e das 14:30 às 19:30 ou então aos sábados, das 15:30 às 19:30, até dia 9 do próximo mês.

Redação