Na sexta-feira já se respira um ar a fim-de-semana. Desta vez o que lhe dá o aroma é a música, o cinema e uma exposição de fotografia.
51 ANOS DE FOTOGRAFIA
A partir desta sexta-feira e até ao dia 16 de Janeiro do próximo ano, o Centro Cultural de Belém apresenta cerca de 200 imagens a preto e branco que fazem a retrospectiva de cerca de 51 anos da actividade do sul-africano David Goldblatt (na foto).
A mostra, patente na Galeria 3 do 2º Piso do Centro de Exposições do CCB, revela a realidade da África do Sul, dividida pelo Apartheid.
As imagens, captadas entre 1948 e 2000, mostram edifícios e paisagens, corpos humanos ou simples acessórios, mas da forma como David Goldblatt as sente estão todas impregnadas de humanidade.
A MÚSICA DAS PALAVRAS
«Wordsong - Homenagem a Al Berto» é a proposta do Teatro Ibérico para a noite desta sexta-feira. A partir das 22:00, em Lisboa, Pedro d¹Orey (voz), Alexandre Cortez (programações, Baixo eléctrico) e Nuno Grácio (programações, Guitarra ) são acompanhados por Rui Alves (bateria e percussões), Filipe Valentim (teclados) e Nuno Franco (vídeo).
Os convidados para esta homenagem que também sobem ao palco são João Peste - Pop Dell Arte (voz), J. P. Simões - Belle Chase Hotel (voz e saxofone), Tó Trips - Lulu Blind (guitarra) e TwoKinderMen (vídeo).
MÚSICA À VOLTA DE PEDRO NUNES
Estão a ser assinalados os 500 anos sobre o nascimento do matemático português Pedro Nunes. No âmbito destas comemorações e da Conferência Internacional «Pedro Nunes e a Ciência do Seu Tempo», Miguel Azguime apresenta em Coimbra, no Claustro do Mosteiro de São Jorge de Milréus da Universidade Vasco da Gama, as suas obras «Nónio» e »o Centro do Excêntrico do Centro do Mundo», ambas em estreia nas suas versões definitivas no decorrer deste evento.
SEMPRE A ROCAR
A um passo de atingir o galardão de prata, por vendas superiores a 10.000 exemplares, o último disco dos Mind da Gap continua a dar que falar.
Os «Suspeitos do Costume» estão a preparar um novo single e respectivo videoclip e têm inúmeros concertos marcados para Novembro. Na noite desta sexta-feira, por volta das 24:00, tocam em Aveiro, no Pavilhão da Feira de Março.
TEMPO DOS CIGANOS
Durante o mês de Outubro e ainda em Novembro a Associação Cultural Zero em Comportamento preocupa-se com as relações de vizinhança.
Os vizinhos são essas pessoas de quem tanta coisa nos separa mas a quem tanta coisa nos une, desde os ruídos que se ouvem de uns andares para os outros até ao supermercado e ao café que se frequenta. Nesta sexta-feira, em sessões às 17:00, 19:15 e 21:45, o Cine-estúdio 222 exibe o filme «Tempo dos Ciganos», de Emir Kusturica.