O esforço de dedicação em prol da música e do ensino das crianças da pianista Maria João Pires foi reconhecido, sábado, pela UNESCO. A pianista diz que «este foi o primeiro prémio com significado».
A pianista portuguesa Maria João Pires foi galardoada com o prémio do Conselho Internacional da Música (IMC), uma organização ligada à UNESCO, no valor de 2500 euros. A cerimónia decorreu em Aachen, na Alemanha.
«Este foi o primeiro prémio com significado e o primeiro que me dá verdadeiro gosto e faz sentir que valeu a pena a escolha que fiz», afirmou a pianista portuguesa.
Maria João Pires criou recentemente um Centro para o Estudo das Artes em Belgais, no distrito de Castelo Branco.
Questionada sobre as dificuldades financeiras do Centro, a pianista garantiu que «a situação está resolvida».
Maria João Pires disse ter recebido por escrito a confirmação do ministro da Educação de que vão ser resolvidos os problemas financeiros de uma instituição que representa a continuidade da sua vida e o passar para terceiros da experiência no palco e estudo da música.
O prémio de música IMC-UNESCO, no valor de 2500 euros incluiu um diploma e a Medalha Picasso-Miró.
À cerimónia de entrega do prémio, durante a qual foi ainda distinguido o Centro de Música Tradicional de Omã, assistiram dezenas de espectadores e o novo embaixador de Portugal na Alemanha, João de Vallera.
O compositor português Emmanuel Nunes em 1999 e a Fundação Calouste Gulbenkian em 1981 foram igualmente premiados.