A Banda de Música Portuguesa, composta por portugueses residentes na Austrália, vai comemorar no sábado o seu 12º aniversário com uma festa a efectuar no Clube da Comunidade Portuguesa de Sydney.
De acordo com o programa dos festejos, várias organizações comunitárias vão juntar-se à efeméride, nomeadamente os ranchos folclóricos Aldeias de Portugal, Assim é Portugal e Grupo Folclórico Regional da Madeira, e ainda o conjunto musical Duo Sérgio e Egídio.
Fundada no dia 24 de Novembro de 1990 por 13 músicos, a Banda conta actualmente com 28 elementos, de ambos os sexos e com idades entre os 9 e os 70 anos.
A Banda de Música Portuguesa colabora na maioria das iniciativas dos clubes e associações da comunidade, sendo ainda regularmente convidada para actuar em actividades de outras comunidades étnicas, segundo a agência Lusa.