artes

Sintra ao som de Per Suonare Ensemble

O som de nove guitarras dirigidas por António Ferreirinho vai encher o Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. O grupo nasceu em 1995 na Academia de Amadores de Música de Lisboa para dar especial atenção à música do século XX.

Sexta-feira, às 22:00, o Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, é palco de um concerto a nove guitarras do grupo Per Suonare Ensemble de António Ferreirinho.

Os Per Suonare Ensemble vão tocar obras de F. Moreno Torroba, António Ruiz-Pipó, Andrew York, Roland Dyens e Leo Brower.

O grupo nasceu em 1995, na Academia de Amadores de Música, em Lisboa, e é composto por David Alves, João Alves, Pedro Barradas, Pedro Custódio, Rui Ferreira, Leopoldo Gouveia, André Gross, João Teixeira e Rita Torres.

Desde a sua fundação têm prestado especial atenção ao estudo e interpretação da música do século XX.

António Ferreirinho nasceu em 1959, concluiu o curso superior de guitarra em 1987, na Academia de Amadores de Música.

Em 1988 foi premiado pela Juventude Musical Portuguesa. Entre as suas actuações, destaca-se a presença regular nos Encontros de Música contemporânea da Fundação Calouste Gulbenkian e na Orquestra Gulbenkian.

Em destaque ainda a realização de concertos nos Festivais de Música de Bayreuth e Bamberg, nas Comemorações Fernando Pessoa em Barcelona e no Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso.

O maestro tem sido convidado para rever obras para guitarra de compositores portugueses como Francisco de Lacerda, Fernando Lopes Graça e Jorge Peixinho.

Redação