artes

Pintura solidária no Whispers

A discoteca Whispers, em Lisboa, vai leiloar quarta e quinta-feira um quadro de Rui Bonacho, pintado ao vivo, a favor da Escola de Cães-Guia de Mortágua.

O pintor Rui Bonacho inaugura nesta quarta-feira, pelas 23:30, a sua mostra no espaço de exposições da discoteca Whispers, em Lisboa, e conclui ao vivo a pintura de um quadro que será licitado até às 02:00 da noite de quinta para sexta-feira, para apoiar a Escola de Cães-Guia de Mortágua.

Rui Bonacho e o Whispers resolveram apoiar a actividade da única instituição que em Portugal ensina cães-guia de cegos por estarem sensibilizados para o aumento de qualidade que estes animais trazem à vida dos seus utilizadores. Os promotores da iniciativa sabem que os actuais recursos da Escola de Mortágua obrigam cada candidato ao uso de um guia canino a esperar mais de três anos pela sua vez.

Além do artista plástico, estarão igualmente presentes no Whispers alguns cegos com os seus cães e um representante da Escola de Mortágua, que fez com que Portugal deixasse de ser, a partir de 1996, o único país da Europa que não fornecia esta ajuda técnica aos seus cidadãos deficientes visuais.

Além de angariar fundos para esta causa, esta realização do Whispers pretende também divulgar as reais capacidades dos cães-guia para cegos e chamar a atenção para a legislação específica sobre o assunto, que determina que nenhum deficiente visual pode ser impedido de aceder a qualquer lugar público com o seu cão, apesar da entrada ser vedada a animais.

Redação