artes

Mais música do que outra coisa

Rui Veloso em versão acústica, piano e orquestra na Gulbenkian, jazz no Inverno, mais jazz e amizade no Hot Clube e cinema em Cascais são as sugestões da agenda cultural para esta quinta-feira.

RUI VELOSO

Rui Veloso (na foto) apresenta-se nesta quinta e nesta sexta-feira no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém em versão acústica. A partir das 21:30 vão desfilar sobre o palco os seus velhos clássicos revisitados, num registo mais intimista que procura um novo sentido na sua sonoridade.

À voz e à guitarra do criador do «Chico Fininho» juntam-se ainda Zé Nabo (baixo acústico), Miguel Mascarenhas (guitarra acústica), André Rocha (percussão) e as vozes de Patrícia Silveira e Patrícia Antunes. Rui Veloso convidou ainda o piano de Manuel Paulo e a bateria de Alexandre Frazão.

Os bilhetes para estes dois concertos memoráveis custam entre 10€ e 30€.

O POETA DO PIANO

O romeno Radu Lupu começou a estudar piano aos seis anos e estreou-se aos doze com um programa constituído unicamente por composições da sua autoria. Mais tarde estudou no Conservatório de Moscovo, onde também trabalhou, e ao longo da sua carreira foi coleccionando importantes prémios, incluindo um Grammy.

É regularmente convidado para tocar com todas as grandes orquestras mundiais e nesta quinta-feira apresenta-se com a Orquestra Gulbenkian, dirigida pelo maestro Lawrence Foster, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, a partir das 21:00, para interpretar Schumann e Brahms.

JAZZ NO INVERNO

Começou na passada terça-feira o Festival Internacional de Jazz de Faro, o Jazz no Inverno, que se prolonga ainda até ao próximo sábado. Os concertos terão lugar na sala do Teatro Letes, com início marcado sempre para as 22:00. Oconcerto desta quinta-feira é garantido pelo Quinteto de Mário Barreiros.

UM GRUPO DE AMIGOS NO HOT

Gualdino Barros reuniu alguns amigos e apresenta-se em quinteto no Hot Clube de Portugal nesta quinta, sexta e sábado. Com ele vão estar os espanhóis Vicente Maciam (sax tenor) e Lucho Aguillar (contrabaixo), além do trompete do austríaco Chris Alexander e do piano de Emilio Robalo.

SIMPLESMENTE GENIAL

Termina nesta quinta-feira o VII ciclo de cinema em Cascais, que teve início na passada sexta-feira. Durante uma semana, em sessões às 21:30 nos cinemas Castello Lopes do Cascais Villa, têm sido projectados vários filmes, especialmente dedicados à juventude e subordinados ao tema «A Mente».

A película exibida nesta última sessão é »Shine, Simplesmente Genial» com Geoffrey Rush, Noah Taylor e Armin Mueller Stahl, realizada por Scott Hicks. A entrada é livre.