O destaque desta sexta-feira vai para a estreia do novo espectáculo do grupo de Teatro 'O Bando', mas também há música de vários géneros para quem preferir uma proposta mais melodiosa.
GENTE FELIZ COM LÁGRIMAS
O grupo de Teatro 'O Bando' leva à cena no seu espaço, em Vale de Barris, Palmela, uma adaptação homónima do romance «Gente Feliz Com Lágrimas» (na imagem), do açoriano João de Melo.
O encenador João Brites admite que foi muito complicado pôr sobre o palco uma obra tão difícil e tão pouco linear, mas pôde recorrer à possibilidade que o teatro dá de avançar e recuar arbitrariamente no tempo e de ser, em momentos consecutivos, as personagens mais distintas.
Sara de Castro e Nelson Monforte Interpretam Marta e Nuno, um casal em ruptura, e mais uma multiplicidade de pessoas com quem os protagonistas se cruzaram nas suas vidas. O espectáculo estreia nesta sexta-feira, pelas 22:00.
ROCK METAMORFOSES
Viseu foi a cidade escolhida pelo grupo Drumming para estrear, nesta sexta-feira, o seu novo espectáculo «Rock Metamorfoses».
Mário Laginha, António Pinho Vargas, António Chagas Rosa, Fernando Lapa, Carlos Azevedo e João Pedro Oliveira foram os seis compositores que aceitaram o convite para participar no projecto e o desafio de adaptar para percussão temas consagrados dos universos do rock, da pop ou do jazz, como músicas dos Beatles, U2 ou Frank Zappa.
Miquel Bernat, que dirige o grupo Drumming, revela que o objectivo do «Rock Metamorfoses» é conciliar as músicas que o público mais ouve, por influência dos órgãos de comunicação social, com a componente técnica e artística que caracteriza os compositores eruditos.
O ACÚSTICO
Rui Veloso apresenta-se nesta sexta-feira no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém em versão acústica. A partir das 21:30 vão desfilar sobre o palco os seus velhos clássicos revisitados, num registo mais intimista que procura um novo sentido na sua sonoridade.
À voz e à guitarra do criador do «Chico Fininho» juntam-se ainda Zé Nabo (baixo acústico), Miguel Mascarenhas (guitarra acústica), André Rocha (percussão) e as vozes de Patrícia Silveira e Patrícia Antunes. Rui Veloso convidou ainda o piano de Manuel Paulo e a bateria de Alexandre Frazão. Os bilhetes para este concerto memorável custam entre 10€ e 30€.
O POETA DO PIANO
O romeno Radu Lupu começou a estudar piano aos seis anos e estreou-se aos doze com um programa constituído unicamente por composições da sua autoria. Mais tarde estudou no Conservatório de Moscovo, onde também trabalhou, e ao longo da sua carreira foi coleccionando importantes prémios, incluindo um Grammy.
É regularmente convidado para tocar com todas as grandes orquestras mundiais e nesta sexta-feira apresenta-se com a Orquestra Gulbenkian, dirigida pelo maestro Lawrence Foster, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, a partir das 21:00, para interpretar Schumann e Brahms.
JAZZ NO INVERNO
Começou na passada terça-feira o Festival Internacional de Jazz de Faro, o Jazz no Inverno, que se prolonga ainda até ao próximo sábado. Nesta quinta-feira, em vez do habitual concerto na sala do Teatro Letes às 22:00, a proposta do festival é a realização de um workshop na sala do Auditório do Museu Municipal de Faro, entre as 15:00 e as 20:00, com o saxofonista espanhol Jesus Santandreu.