O Museu do Carro Eléctrico, no Porto, convida para uma exposição colectiva de fotografia subordinada ao tema «Percursos do Eléctrico», uma mostra que pretende traduzir as vivências de seis fotógrafos, três portugueses e três ingleses.
Um total de 120 fotografias a preto e branco vão estar expostas no Museu do Carro Eléctrico, no Porto, até 2 de Fevereiro. «Percursos do Eléctrico» é o tema da exposição realizada por seis profissionais portugueses e estrangeiros.
Fernando Veludo, Cesário Ferreira Alves e Virgílio Ferreira estiveram uma semana em Crich, no Reino Unido, enquanto John Goto, Danny Tyack e Roger Baker passaram o mesmo período na cidade do Porto.
«John Goto optou por um romance fotográfico do eléctrico nº104, que nos transporta ao passado e ao presente manipulando o tempo, o espaço e as personagens através da fotografia digital», refere o comunicado do museu.
Danny Tyack escolheu a cor, as formas e os desperdícios nas linhas, nos pavimentos e nos eléctricos.
Roger Baker preferiu os passageiros, numa linguagem a preto e branco, tendo como preocupação final a edição de uma viagem nos diferentes percursos que o eléctrico faz entre o Passeio Alegre e S. Francisco.
Quanto aos portugueses, Fernando Veludo conta a história dos voluntários em Crich, optando pela descrição fotojornalista da captação certa do momento decisivo.
Virgílio Ferreira optou por abordar os voluntários, explorando a cumplicidade muito directa do fotógrafo e do fotografado.
Já Cesário Ferreira Alves conta a sua própria experiência como um olhar atento de um viajante em Crich.