artes

RTP já saldou dívida com o ICAM

A RTP pagou esta sexta-feira 400 mil euros ao Instituto do Cinema, saldando assim uma dívida que se previa ser paga apenas em Fevereiro de 2003. O presidente do ICAM espera saldar as próprias dividas do instituto até ao final do ano.

A administração da RTP saldou hoje todas as dívidas ao Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM), com o pagamento de 400 mil euros (80 mil contos), revelou hoje à Agência Lusa o presidente do instituto.

De acordo com o novo presidente, Elísio Cabral de Oliveira, após a reabertura de um processo de negociação pela nova direcção, a administração da RTP aceitou pagar de imediato a dívida, antecipando um pagamento que estava previsto concluir só em Fevereiro de 2003.

O atraso do pagamento das dívidas das operadoras de televisão ao ICAM relativas à taxa sobre a publicidade provocaram este ano uma profunda crise financeira no instituto.

Enquanto a RTP devia 800 mil euros (cerca de 160 mil contos), a SIC e a TVI devem globalmente ainda cerca de nove milhões de euros (1,8 milhões de contos), valores que a nova direcção do ICAM está também a renegociar.

«A anterior direcção do ICAM (presidida por Pedro Berhan da Costa) negociou o pagamento que foi possível na altura. Nós pensámos que as condições poderiam ser melhoradas», sustentou o presidente do instituto que apoia o cinema português.

Elísio Cabral de Oliveira espera que o ICAM possa pagar até 80 por cento as suas próprias dívidas, no valor de quatro milhões de euros (800 mil contos), até ao final do ano.

Estes pagamentos, referentes aos compromissos com os produtores de trabalhos que já tinham sido iniciados, dependem da desactivação de verbas que o ICAM espera do Ministério das Finanças.

Redação