Filmes como «Underground», «Basquiat» e «Mulholland Drive», cuja música é quase tão importante como a história, vão ser exibidos, no próximo mês de Janeiro, em Lisboa, no ciclo «Bandas Sonoras», da responsabilidade da associação cultural «Zero em Comportamento».
A partir de 2 de Janeiro vão ser exibidas no Cine 222 dez longas metragens, na sua maioria da década de 90, com excepção de «Vertigo - A mulher que viveu duas vezes», de 1958, assinado por Alfred Hitckcock.
Segundo a associação que tem a cargo o evento, «este é só um dos ciclos possíveis», já que a história do cinema conta com dezenas de filmes com bandas sonoras incontornáveis.
O ciclo arranca com «Underground - Era uma vez um país» de Emir Kusturica, Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes, em 1995, e com música de Goran Bregovic.
Quarta-feira, dia 8, é dedicado exclusivamente a curtas-metragens, com a exibição de cinco pequenos filmes, entre eles «Turnpike» de Tom Barman.
«Bandas Sonoras» termina dia 30 com a exibição do filme «O ódio» de Mathieu Kassovitz, e «Basquiat» de Julian Schnabel.
A associação «Zero em Comportamento» revelou, ainda, que já está a preparar uma retrospectiva com filmes da realizadora francesa Claire Denis, muitos deles com música dos Tindersticks.