artes

Sugestões para quarta-feira

Esta quarta-feira propõe música sacra na Gulbenkian, teatro no São Luís, um solo de contrabaixo no São Luís e uma feira do livro de Natal em Tomar.

MÚSICA SACRA NA GULBENKIAN

A Capela Real Espanhola alcançou um esplendor musical apenas comparável ao do Século de Ouro sob a protecção da rainha D. Maria Bárbara.

A filha de D. João V de Portugal tinha sido em Lisboa discípula de Domenico Scarlatti e fontes da época referem-na como excelente compositora e executante. José de Nebra foi alvo da sua particular atenção, enquanto vice-mestre da Capela Real, e compôs música sacra que reflectia o júbilo e a alegria do Natal ou o dramatismo intenso da Quaresma ou das cerimónias fúnebres dos membros da família real.

Jordi Savall (na foto), um dos mais notáveis intérpretes da música antiga, está de regresso ao Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian para executar precisamente um programa preenchido por obras de José de Nebra. Nesta quarta-feira, pelas 19:00, as obras que tocará evocam as duas atmosferas opostas que caracterizaram este período em que a Capela Real esteve sob a protecção de D. Maria Bárbara.

Se por um lado a figura da rainha será recordada pela Missa de requiem composta para as suas exéquias, por outro o Grande Auditório vai ouvir também as Matinas de Natal e a sua nota celebratória.

VARIAÇÕES ENIGMÁTICAS

Paulo Autran e Cecil Thiré, dois actores bem conhecidos do público português através das novelas brasileiras, estão em Lisboa para representar de outra maneira. Sobem ao palco do Teatro Municipal São Luís entre os dias 18 e 29 de Dezembro, para interpretar «Variações Enigmáticas», uma peça de Eric-Emmanuel Schmitt.

SOLO PICTÓRICO

O conhecido contrabaixista Carlos Barreto tem um novo álbum de originais, intitulado «Solo Pictórico». O nome do disco é comum ao da exposição de pintura do mesmo autor, onde ele mostra onde é que se encontram o arco do contrabaixo e o gesto do pintor. Nesta quarta e nesta quinta-feira, Carlos Barreto toca a solo no Hot Clube de Portugal.

FEIRA DO LIVRO DE NATAL

O Clube Tomarense, que se situa na Corredoura, Tomar, abre nesta quarta-feira as portas de uma Feira do Livro de Natal especialmente dirigida aos mais novos. Estarão presentes algumas das mais importantes editoras nacionais e será uma boa oportunidade para comprar prendas de Natal por um preço mais convidativo.

Até à próxima segunda-feira, a prioridade é dada à formação dos leitores do futuro, porque é de pequeno que se forma um grande leitor.