artes

O coração da música

Nesta quinta-feira o coração da música revela-se com as emoções do Natal, o amor de Orfeu e de Eurídice e o lugar onde se encontram o contrabaixo e o pincel.

SONS E TONS DE NATAL

O Coro e a Orquestra Gulbenkian (na imagem) celebram a chegada do Natal nesta quinta-feira, às 21:00, com uma actuação no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian.

Sob a direcção do maestro Michel Corboz e com a intervenção dos solistas Marlis Petersen (soprano), Katalin Halmai (soprano), Kai Wessel (contratenor), Christophe Einhorn (tenor) e Erik Werner (baixo), serão interpretadas duas importantes obras do barroco tardio e do período clássico, já que do programa constam « Magnificat em Ré Maior, BWV.243», de Bach, e « Grande Missa em Dó menor, K.427», de Mozart.

ORFEO ED EURIDICE

Orfeu possuía o dom da música e com a sua lira conseguia comover todos os corações, inclusivamente o da mulher que mais amou, Eurídice. Os jovens casaram-se mas a sua felicidade foi breve, porque Eurídice foi mordida por uma víbora e morreu.

Incapaz de suportar a ausência da amada, Orfeu dispôs-se a ir recuperá-la ao mundo das trevas, sabendo que conseguiria comover com a sua música mesmo o Senhor dos Mortos. Este devolveu-lhe Eurídice depois de escutar a sua lira e a sua voz, com a condição de que ela o seguisse mas que ele não a olhasse até que alcançassem a superfície terrestre.

Mal saiu da caverna, Orfeu virou-se para olhar Eurídice, mas fê-lo cedo demais. Ela ainda estava dentro do mundo das trevas e Orfeu só teve tempo de vê-la sumir-se e murmurar "Adeus". Esta é a história contada nesta quinta-feira sobre o palco do Teatro Nacional de São Carlos, numa ópera em 3 actos com libreto de Raniero Dè Calzabigi. O espectáculo tem início pelas 20:00, com direcção de Arnold Oestman e interpretações de Bernadette Manca di Nissa e Eva Mei.

SOLO PICTÓRICO

O conhecido contrabaixista Carlos Barreto tem um novo álgum de originais, intitulado «Solo Pictórico». O nome do disco é comum ao da exposição de pintura do mesmo autor, onde ele mostra onde é que se encontram o arco do contrabaixo e o gesto do pintor. Nesta quinta-feira, Carlos Barreto toca a solo no Hot Clube de Portugal.