O selo foi lançado em Portugal há 150 anos. Na próxima terça-feira comemora-se o 150º aniversário da circulação dos selos no país, depois da lei promulgada pela rainha D. Maria II, a 1 de Julho de 1853. o primeiro selo tinha o valor de 25 réis.
Antes da circulação dos selos, as cartas eram expedidas com os portes pagos pelo destinatário, mas o selo levou a que a situação se invertesse. O legislador de então recorreu a uma política de preços, mais baixos para quem usasse os selos.
Uma forma de habituar a população a utilizar selos na correspondência. Em Lisboa, a 1 de Julho de 1853 foram expedidas mais de três mil cartas com o selo com a efígie de D. Maria II (na foto).
As comemorações dos 150 anos dos selos estão marcadas para decorrerem de 19 a 28 de Setembro, em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, que vai organizar um grande evento filatélico internacional, através da Federação Portuguesa de Filatelia, dos Correios de Portugal, da Associação dos Comerciantes Filatélicos de Portugal e da Fundação Portuguesa das Comunicações.
Entretanto, os Correios de Portugal vão lançar, na próxima terça-feira, uma publicação intitulada «Patrimónios Mundiais com Selo Português, em Quatro Continentes».
A publicação pretende ser uma marca da ancestralidade de Portugal, em 29 patrimónios mundiais, espalhados por quatro continentes. A edição do Clube do Coleccionador dos Correios terá uma tiragem de oito mil exemplares.