artes

Portugal e Brasil «irmãos de sangue»

A cooperação cultural entre Portugal e o Brasil é uma mais-valia que deve ser preservada, segundo Gilberto Gil. O ministro da Cultura brasileiro anunciou que vai estar em Portugal no mês de Outubro para a realização de três concertos.

Gilberto Gil reafirmou, esta quinta-feira, a importância das relações entre Portugal e o Brasil. O cantor e compositor realçou que as manifestações culturais portuguesas vão estar no futuro mais presentes em terras brasileiras.

O ministro brasileiro da Cultura chamou ainda a atenção para o facto do intercâmbio cultural entre os dois países ter a possibilidade de se alargar a outras partes do mundo.

«Há um leque de possibilidades do Brasil e Portugal desenvolverem projectos de cooperação a nível internacional», sublinhou. Existem «interesses comuns na África e Europa».

Gilberto Gil lembrou ainda que a língua portuguesa é «um património extraordinário da humanidade», que está sob custódia de Portugal e do Brasil.

«Portugal pela sua projecção histórica e o Brasil pela sua dimensão geográfica têm o dever de preservar a língua portuguesa», precisou.

À margem da cerimónia de entrega do Prémio Camões ao escritor brasileiro Rubens Fonseca - recebido pela filha Maria Beatriz Fonseca Corrêa Lago - Gilberto Gil afirmou que estará em Outubro em Portugal para actuar em Lisboa, Porto e Algarve.

O ministro da Cultura brasileiro encontra-se em Lisboa integrado na visita de Estado que o presidente brasileiro, Lula da Silva, realiza a Portugal.

Gilberto Gil confirmou ainda que não terá nenhum encontro oficial com o seu homólogo português, Pedro Roseta.

Redação