A Universidade Católica lança este ano lectivo um curso com seis línguas orientais.
O chinês, japonês, árabe, sânscrito, malaio e hindi, vão ser ensinados num mesmo curso, na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa.
O Instituto de Estudos Orientais (IEO) da UCP decidiu «arriscar» com um curso de línguas orientais a nível universitário porque considera «insuficiente» a oferta em Portugal.
Para Paulo Pinto, da direcção do IEO, este novo Curso é dirigido sobretudo a leitores portugueses na Ásia, a elementos do corpo diplomático, profissionais da área de turismo e jornalistas que estejam interessados em aprender línguas orientais.
Paulo Pinto revelou que não foi difícil encontrar professores especializados, mas a grande incógnita será a resposta por parte dos interessados em frequentar o curso.
Apesar das ligações históricas de Portugal à Índia, Japão e China, com mais de quinhentos anos, e uma colonização que deixou alguns laços, «existe uma certa reserva por parte dos portugueses em relação ao oriente, não só quanto à língua mas a cultura oriental em geral», defende Paulo Pinto.
Mas este curso de línguas orientais no IEO só deverá funcionar se receber inscrições de um mínimo de dez alunos.
O IEO resultou de uma fusão de dois organismo da UCP em 1997, e, iniciou no último ano lectivo uma pós-graduação em estudos orientais.