A Videoteca Municipal de Lisboa vai lançar dois ciclos de cinema interactivo, a partir da próxima quinta-feira. Os temas são «África em Lisboa» e «A Ciência num Minuto». A aposta é «ler o cinema, através do debate no fim do visionamento» dos filmes.
O director da Videoteca Municipal, explica que se pretende um espaço «interactivo de cultura, onde fica para trás a reprodução inócua de uma sala de cinema», disse à Lusa.
O ciclo subordinado ao tema «África em Lisboa» é promovido pela associação «Médicos do Mundo» e dedicado a temas sociais e humanitários, como situações vividas num bairro condenado à destruição, as vidas de mulheres imigrantes e momentos de intercâmbio cultural. São também «um convite a fazer algo», acrescentou António Cunha.
Assim, na primeira quinta-feira de cada mês vai haver uma sessão do ciclo. A 4 de Setembro serão exibidos «O 'rap' é uma arma» de Kiluanje Liberdade, e «Outros Bairros», de Kiluanje Liberdade, Vasco Pimentel e Inês Gonçalves. Estes documentários têm menos de uma hora de duração e serão seguidos por um debate.
Para 2 de Outubro está previsto o «Mulheres do Batuque», de Catarina Rodrigues e para 6 de Novembro o «Afrolisboa», de Ariel de Bigault.
Pavilhão do Conhecimento quer divulgar a ciência
O segundo ciclo promovido na Videoteca tem o apoio do Pavilhão do Conhecimento e está especialmente vocacionado para os terceiro e quartos anos de escolaridade, com projecções nos dias 30 de Setembro e 1 e 2 de Outubro, pelas 10:30.
O ciclo inicia-se com o «Diz-me Porquê - Ciência», dedicado às áreas de anatomia, etnologia, arqueologia, biologia, química e som, seguindo-se o «Um minuto de Ciência, por favor - parte I», que aborda temas como o som, a luz, a matéria e a reacção química. O ciclo termina com o «Um minuto de Ciência, por favor - parte II», agora dedicado à Terra, ao sistema solar, movimentos e forças e electromagnetismo.
Durante o mês de Setembro a Videoteca vai ainda lançar o ciclo «Brasil».