artes

Leni Riefenstahl morreu aos 101 anos

A fotógrafa e cineasta alemã Leni Riefenstahl morreu na segunda-feira, aos 101 anos durante o sono. Conhecida como a realizadora de Hitler, Riefenstahl inventou muitas das técnicas hoje utilizadas no cinema e afirmou-se como mulher num meio predominantemente masculino.

Leni Riefenstahl morreu na noite de segunda-feira sua casa de Poecking, na Baviera, aos 101 anos.

A notícia da sua morte foi publicada na página da internet do jornal «Bunte». «O seu coração parou completamente» disse o seu companheiro, Horst Kettner ao jornal.

A saúde da cineasta do III Reich, que sofria de cancro e dores dorsais, deteriorou-se nos últimos meses. Celebrou o 101º aniversário, em Agosto, acamada.

Conhecida por ser a realizadora de duas das mais imponentes peças de propaganda do regime de Hitler («Triunfo da Vontade» e «Olímpia - Os Ídolos do Estádio»), Leni Riefenstahl era uma mulher de armas. Foi bailarina e actriz, mas foi a grande tela que lhe deu notoriedade.

Depois da guerra, dedicou-se à fotografia e aos filmes subaquáticos. As suas reportagens fotográficas sobre a etnia dos Noubas, no Sudão, tiveram grande sucesso nos anos 70.

Redação