É já no próximo domingo que Santa Maria da Feira recebe Spencer Tunick. Com esta visita a Portugal o nova-iorquino pretende fotografar cerca de 300 corpos nus, espalhados num espaço público.
Spencer Tunick vai estar em Portugal, no dia 13 de Setembro, por ocasião do III Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, intitulado «Imaginarius», a decorrer desde 05 de Setembro, até 14 de Setembro.
O local onde vão ser tiradas as fotografias não pode ser revelado, mas Paulo Correia, coordenador de produção da «Sete Sóis Sete Luas» (uma das entidades organizadoras do Imaginarius), explicou à TSF Online, vai ser numa «rua estreita, pedonal, no centro histórico da cidade».
À semelhança do que aconteceu em outras cidades, este secretismo em torno do local onde vai decorrer a instalação de Tunick tenta evitar assim «voyeurs e as multidões de curiosos», por isso mesmo, «as ruas vão estar vedadas e a polícia vai colaborar connosco», como explicou o coordenador de produção.
O encontro está marcado para as 06:15, frente à Igreja da Misericórdia, em Santa Maria da Feira, mas as fotografias só deverão ser tiradas às 07:12, porque, explicou Paulo Correia, «é a altura em que nasce o sol». Em troca, os participantes recebem uma cópia da fotografia, alguns meses mais tarde.
Até ao dia 11 de Setembro, a «Sete Sóis Sete Luas» já tinha recebido 375 inscrições, mas poderão ter sido recebidas mais durante os dias seguintes, como adiantou Paulo Correia. Entre os inscrito também estão pessoas de Barcelona e Valladolid.
As negociações com Tunick previam um «patamar mínimo de 200 pessoas e um máximo de 500», segundo Paulo Correia, por isso mesmo, caso haja mais interessados do que os 300 iniciais, a instalação podem contar com mais corpos para posarem.