A lista B, liderada pelo cantor Manuel Freire, a voz que popularizou a «Pedra Filosofal», foi a vencedora das eleições para a direcção da Sociedade Portuguesa de Autores, com 223 votos, ou seja, mais 40 do que a lista B.
O resultado do escrutínio foi conhecido esta terça-feira de madrugada. A lista B recolheu 223 votos, mais 40 do que a lista A, liderada pelo escritor Vasco Graça Moura.
Manuel Freire (na foto), em declarações à SIC Notícias, disse que o esforço foi compensado como esperavam.
«Foi uma coisa dura, difícil, trabalhosa, custou bastante dinheiro, que foi pago por nós todos, mas quando nos metemos nisto era para ganharmos e ganhámos por isso estamos contentes», disse Manuel Freire.
A lista B foi aquela que se opôs de forma mais radical à gestão de Luís Francisco Rebello, que liderou a Sociedade Portuguesa de Autores ao longo de três décadas.
A nova direcção, agora eleita, pretende realizar uma auditoria independente à instituição, reduzir os vencimentos dos administradores e actualizar os estatutos.
As eleições realizaram-se depois da demissão em bloco da anterior administração, em Maio deste ano, na sequência de notícias sobre investigações da PJ e das Finanças à gestão da instituição.