artes

Reflectir «para além do consumo»

A Experimenta Design 2003 arranca esta quarta-feira. Até dia 02 de Novembro, há exposições, ciclos de cinema, workshops, intervenções urbanas. «Para além do consumo» é o tema em reflexão.

«Como ir mais longe com a ideia de consumo?», é uma das questões que a Experimenta Design pretende explorar, recorrendo a exposições, eventos, debates, entre outros.

As respostas a esta e outras questões são dadas por criadores, protagonistas e intervenientes do panorama internacional da cultura e do design.

«S*Cool» é a primeira mostra a ser inaugurada nesta edição. Para além desta exposição o arranque da «Experimenta» vai contar com grandes espaços de discussão e troca de ideias. «Bright Minds» e «Campanhas» são outras das exposições.

Neste sentido surge o ciclo de conferências , debates e projecções «1000 Plateuax», que vai decorrer, a partir da próxima sexta-feira, no cinema S. Jorge.

Na edição deste ano, o evento apresenta uma novidade, o «Serviço Educativo». Segundo a directora da «Experimenta», Guta Moura Guedes, este «Serviço» foi criado para dar ao público «as chaves para descodificar a Bienal». Neste sentido, estão programadas visitas guiadas gratuitas, entre outras iniciativas.

A primeira edição da Experimenta Design data de 1999. Mas foi este ano que a «Experimenta» passou a ser denominada Bienal de Lisboa, o que faz com que passe a estar incluída no conjunto de eventos semelhantes de outras cidades.

Para Guta Moura Guedes, a Bienal de Lisboa surgiu de um compromisso entre a organização, a Câmara Municipal de Lisboa e o Ministério da Cultura, com vista a atingir uma «parceria estratégica».

Redação