A peça de Diogo Freitas do Amaral, «Viriato», estreia esta quinta-feira no Teatro da Trindade, e é apresentada em formato livro na Bertrand do Chiado, em Lisboa, às 18:00.
O livro de Freitas do Amaral será apresentado enquanto peça hoje à noite, no palco do Teatro da Trindade, e estará em cena até 30 de Novembro. Esta é a terceira peça de teatro de Freitas do Amaral, estando já a preparar a um novo texto dramático, «A Central Nuclear»..
A peça é encenada por João Fraga, e conta com as participações de Gonçalo Dinis, Sandra Celas, Ângela Pinto, Victor de Sousa, Pedro Carmo, Jorge Parente, Martinho Silva e Carlos António, entre os cerca de 20 actores que constituem apenas o elenco principal.
De acordo com Freitas do Amaral, «Viriato», mostra como funciona o poder nos bastidores e mostra-se também actual, porque a natureza humana não muda.
Em declarações à TSF, o autor, diz que a peça é «uma lição para quem quer ser chefe político, pois existem sempre traidores», dizendo no entanto que não quer dizer que os políticos são traidores, pois conhece muitos que não o são.
«Viriato», é uma peça em três actos, que sucede aos textos dramáticos, ensaios e biografias «Magnífico Reitor», e «Intervenção em África», da autoria de Freitas do Amaral.