A obra de Manoel de Oliveira «Um Filme Falado», foi escolhida para representar Portugal na pré-selecção de candidaturas ao Óscar do melhor filme estrangeiro, anunciou, terça-feira, o Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia.
A decisão do júri, segundo o Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia, foi consensual «considerando o objectivo a que se destina a escolha».
«Um Filme Falado» foi avaliado entre 12 outros filmes portugueses estreados nas salas portuguesas entre 1 de Novembro de 2002 e 30 de Setembro de 2003, de acordo com os regulamentos da Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas.
O júri, composto por Beatriz Pacheco Pereira, Bárbara Guimarães e João Lopes, considerou que a película de Manoel de Oliveira «e uma obra que, do ponto de vista artístico e formal, se destaca pela sua originalidade no conjunto da produção portuguesa» estreada naquele período.
«Um Filme Falado» foi exibido, em 2003, nos festivais de Veneza, Montreal e Toronto, tendo recebido grandes elogios por parte da crítica cinéfila.