O músico Sérgio Mestre faleceu, sexta-feira, em Lisboa, vítima de um dicecção na aorta. Flautista, guitarrista e também cantor, Sérgio Mestre acompanhou os principais nomes da música portuguesa, como Adriano Correia de Oliveira e José Afonso.
Sérgio Mestre actuou, quinta-feira à noite, em Coimbra, numa homenagem a Adriano Correia de Oliveira organizada pelo grupo «Coro dos Tribunais».
«Ele começou a sentir-se mal durante o concerto e acabou por ir de ambulância para Hospital de São José em Lisboa onde veio a falecer», contou à Lusa o músico Manuel Portugal, que também participou no espectáculo.
Companheiro de Adriano Correia de Oliveira e Zeca Afonso, Sérgio Mestre participou, nas décadas de 1980 e 1990, em vários projectos, como Lua Extravagante, ou ao lado de nomes como Vitorino, Janita Salomé, Brigada Vítor Jara e João Afonso.
Flautista, guitarrista e também cantor, segundo Manuel Portugal, «a vida musical de Sérgio Mestre confunde-se com a história da música popular portuguesa ao longo das últimas três décadas».
Manuel Portugal afirma que «não têm conta os trabalhos discográficos em que participou» Sérgio Mestre e acrescenta que «ficou por gravar a muita e belíssima música que compôs».
O corpo de Sérgio Mestre vai a enterrar sábado pelas 15:00 no Cemitério de Tavira, localidade onde residia. O músico era natural da cidade da Beira (Moçambique).