O realizador português Manoel de Oliveira foi distinguido por Marrocos como Comandante da Ordem dos Ouissem Alaouite, no Palácio Real de Marraquexe. O príncipe Moulay Rachid distinguiu ainda Alain Delon, Oliver Stone e Ridley Scott.
As distinções foram entregues pelo irmão do rei Mohammed VI, retido no México, mas Moulay Rachid preside à Fundação do Festival Internacional de Cinema de Marraquexe.
As distinções ao veterano Manoel de Oliveira, já com 94 anos, ao actor francês Alian Delon, ao cineasta norte-americano Oliver Stone e ao britânico sir Ridley Scott seguem-se à atribuição da mesma ordem, em 2002, ao cineasta Francis Ford Coppola.
A cerimónia de atribuição da Ordem dos Ouissem Alaouite deu-se num jantar com a presença da actriz francesa Nathalie Baye, presidente do Festival, e de Jamel Bebbouze, além dos membros do júri, que contava com o alemão Volker Sclondorff, o britânico Jeremy Irons e o indiano Shashi kapoor, além das actrizes Virgine Ledoyen, Pascale Bussières e Cecilia Roth.
Antes tinha ainda sido realizada uma cerimónia de homenagem a Daniel Toscan, presidente do Festival Internacional de Cinema de Marraquexe, que faleceu em Fevereiro deste ano.