artes

Espólio de Giacometti ao alcance de todos

Entre os anos 60 e 80, Michel Giacometti percorreu Portugal de lés-a-lés em busca das mais recônditas tradições musicais. Décadas depois, o Museu de Etnologia, no Restelo, disponibiliza o espólio do etnomusicólogo ao público.

Ao longo de 30 anos, Michel Giacometti percorreu Portugal continental, gravando centenas de cantares e músicas tradicionais. Esta pesquisa deu origem àquele que é, até hoje, o mais exaustivo levantamento da cultura musical portuguesa.

Do seu espólio constam centenas de instrumentos musicais, fotografias, recolhas de literatura popular e de instrumentos e materiais ligados ao trabalho rural, parte dos quais deram origem, em 1987, ao Museu do Trabalho Michel Giacometti (Setúbal).

Michel Giacometti nasceu na Córsega e estudou na Suécia, doutorando-se posteriormente na Universidade da Sorbonne (Paris). Em finais dos anos 50, radicou-se em Portugal interessando-se pela recolha e gravação de música popular portuguesa.

Parte da recolha musical de Giacometti resultou, em colaboração com Fernando Lopes Graça, de uma Antologia da Música Regional Portuguesa (1963, em cinco volumes) e, em 1981, no livro Cancioneiro Popular Português.

Um longo processo de digitalização

Grande parte do espólio de Michel Giacometti, foi adquirido pela Secretaria de Estado da Cultura. Em 1993, os documentos foram confiados ao Museu Nacional de Etnologia (MNE). Mas só em 1999 foi possível disponibilizar os meios necessários ao processo de digitalização.

Concluído o processo de digitalização do espólio, o MNE anuncia a sua disponibilização ao público. São 3353 fonogramas cobrindo quase toda a extensão do território nacional e uma pequena parcela respeitante a Documentos Sociais e Políticos.

Através de uma base de dados, concebida de acordo com as especificidades deste espólio, o utilizador tem acesso aos registos sonoros enquanto consulta as informações existentes para cada fonograma.

O espólio contempla as regiões de Trás-os-Montes, Minho e Douro Litoral, Beira Alta, Beira Litoral, Beira Baixa, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e, na classificação do próprio colector, Documentos Sociais e Políticos.

Desde este mês de Outubro, é possível consultar todo o acervo sonoro de Michel Giacometti na Mediateca do Museu Nacional de Etnologia, de segunda a sexta-feira, entre as 9:30 e as 17:15.

Redação