Os ministros da Cultura francês e alemão, Jean-Jacques Aillagon e Cristina Weiss, respectivamente, prometeram esta quinta-feira na Feira do livro de Frankfurt lutar conjuntamente pelo preço único dos livros na Europa.
A ideia foi discutida num fórum realizado na Feira do Livro de Frankfurt, onde a ministra alemã referiu que irão ganhar a luta pelo preço único do livro na Alemanha, e que é necessário tornar esta medida lei em toda a Europa.
Para o seu homólogo francês, o objectivo passa por introduzir também a regra do preço único nos países que se irão juntar em Maio do ano que vem à União Europeia.
Aillagon disse ainda que deste modo se preservará as capacidades das pequenas livrarias, face às concentrações dos grandes grupos.
O sistema de preço único na Alemanha já foi objecto de uma investigação conduzida pela Comissão Europeia.
Bruxelas encetou em Julho de 2001 um processo contra as editoras alemãs, acusadas de boicotar certas livrarias a vender livros em alemão na Internet por um preço reduzido.
O processo levado a cabo pela Comissão Europeia era contra a livraria austríaca, Libro AG, a sua filial de vendas por Internet, Lion.cc, e a livraria electrónica belga, Proxis.