A Culturgest vai organizar dois concertos, no próximo fim-de-semana, para assinalar o seu décimo ano de existência. Os espectáculos serão compostos por três peças, que farão a sua estreia mundial.
Os concertos realizar-se-ão no Grande Auditório, sábado e domingo, pelas 21:30 e 17:00, respectivamente.
As peças serão a «Eklampsis», da autoria de João Madureira sobre um poema de Ana Hatherly, «Lua, Canção de uma morte», de Nuno Côrte-Real, sobre um poema de Cesário Cruz e «Caminho ao céu», de Carlos Marecos sobre um poema de Teresa Duarte Martinho.
As três peças vão ser interpretadas pela OrchestrUtópica, sob a direcção do maestro Cesário Costa.
A Culturgest comemora o seu décimo aniversário e para assinalar a data propôs-se a realizar um espectáculo constituído por obras, em estreia mundial, de compositores portugueses que não têm ainda muita notoriedade.
De acordo com uma nota de imprensa, «trata-se de uma celebração virada para o futuro, para o que há-de vir», daí o titulo do concerto se denominar «A Música que há-de vir»
Para além deste dois concertos, o décimo aniversário da Culturgest inclui ainda a inauguração das exposições «Quarto a Céu Aberto», de Fernanda Fragateiro, e «Cara a Cara», de vários fotógrafos internacionais, no sábado, às 19:00.