«Ensaio sobre a Lucidez» é o próximo romance de José Saramago. Segundo o escritor, a obra vai provocar «um escândalo» maior do que o causado com «O Evangelho Segundo Jesus Cristo».
«Todos se vão sentir implicados, tocados. Tenho a ideia de que vou causar alguma confusão», disse José Saramago em entrevista à brasileira TV Cultura sobre o seu próximo romance, intitulado «Ensaio sobre a Lucidez».
O escritor português afirmou mesmo que a obra vai provocar «um escândalo dos diabos», maior do que o causado com «O Evangelho Segundo Jesus Cristo».
José Saramago defendeu ainda que as obras portuguesas publicadas no Brasil não sejam «traduzidas». «Fui o primeiro escritor a dizer ao editor brasileiro: ou publica o que eu tenho a dizer ou não publica», revelou.
«Ensaio sobre a Lucidez» segue-se ao romance «O Homem Duplicado» e pode, segundo o escritor, encerrar a trilogia sobre a questão da identidade iniciada com «Todos os Nomes» e «Ensaio Sobre a Cegueira».
José Saramago nasceu no concelho da Golegã, em 1922, e foi Prémio Nobel da Literatura em 1998. É um dos escritores portugueses mais lidos e traduzidos no estrangeiro.