artes

«Blogs», uma bússola da blogosfera

A moda dos blogs instalou-se em Portugal e, como seria de prever, já apareceu o primeiro livro dedicado ao fenómeno. «Blogs», de Paulo Querido e Luís Ene, foi lançado quarta-feira, no Mercado da Ribeira.

É «ingrato» escrever sobre um assunto como os blogs, explica Paulo Querido à TSF Online, porque «isto da blogsofera é tudo muito rápido». «O guia foi escrito um mês antes do livro ser publicado e, mesmo assim, já está desactualizado porque há dois ou três blogs que mencionamos que desapareceram», avisa.

Apesar dos desafios, o livro está editado e tem por objectivo servir de bússola àqueles que começam a aventurar-se na blogosfera portuguesa. Além de explicações essenciais sobre os blogs, o livro contém ainda a história do fenómeno, uma parte técnica que ensina a fazer um blog e um directório com mais de 60 blogs.

A parte mais interessante do livro, pelo menos para quem já é experiente na blogosfera, será o capítulo «Visão dos Bloggers». Nesta secção encontramos conversas com bloggers mais ou menos famosos, como o polémico autor de «O meu Pipi», que podem ajudar a perceber quais são as motivações de quem mantém um diário virtual.

«Ferramenta poderosa»

Mas afinal, é preciso definir objectivos quando se lança um blog no ciberespaço? Luís Ene considera que sim: «uma pessoa não pode abrir um blog por da cá aquela palha», ou corre o risco de, passado algum tempo «não saber o que fazer com ele e dar consigo a pensar em fechar 'aquela porcaria'».

Paulo Querido sublinha, por outro lado, que «a partir do momento em que há leitores há responsabilidades» e «a primeira coisa que nos acontece quando temos um blog é descobrimos que temos um público. Podem ser cinco, dez ou mais leitores, mas estão lá».

Moda ou não, Paulo Querido não tem dúvidas: «nunca houve uma ferramenta tão poderosa, tão acessível e económica como os blogs. Aquilo que havia antes dos blogs, as homepages, era muito mais complexo porque era preciso saber ftp, html, etc».

O lançamento do livro «Blogs», que serviu também de ponto de encontro a muitos blogers nacionais, teve um momento curioso. Entre a «audiência» estavam aqueles que serão, provavelmente, o blogger mais novo e o mais idoso da blogosfera portuguesa: Catarina Querido de 11 anos e Manuel Marques de 73 anos.

Livros em saldo, no Mercado da Ribeira, até dia 20

O livro de Paulo Querido e Luís Ene foi lançado no espaço do Grande Mercado do Livro, que começou dia 3 de Outubro no Mercado da Ribeira, na Avenida 24 de Julho. Nesta feira, entre as 10:00 e a meia-noite, é possível adquirir, até dia 20 deste mês, livros das mais de mil editoras representadas.

Mais uma vez, nesta edição do Grande Mercado do Livro, organizado pela livraria de Coimbra Interlivro, é possível levar livros para casa por apenas 50 cêntimos. De volta à feira estão também os livros antigos, embora com um espaço reduzido.

Redação